//

Método auxilia no combate ao mosquito Aedes em Salvador

A termonebulização acontecem sempre a partir das 19h de segunda a quinta // Foto de Jefferson Peixoto

Leia em: < 1 minuto

O Centro de Controle de Zoonoses está aplicando inseticida em várias localidades de Salvador, utilizando um equipamento que gera uma densa neblina no ar. O método, conhecido por termonebulização, é utilizado no combate ao Aedes aegypti e muriçocas (Culex), com o intuito de diminuir a infestação dos insetos, eliminando de forma rápida um grande quantitativo de mosquitos em fase adulta.

A operação consiste em lançar uma mistura de inseticida e óleo mineral suficiente para eliminar os mosquitos, por meio das gotículas do produto, que permanecem por um bom tempo flutuando no ar. Com a estratégia é possível complementar as ações contra as arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus), eliminando também o Aedes aegypti e reduzindo assim a circulação da dengue, zika e chikungunya no município.

As ações de termonebulização acontecem sempre a partir das 19h, sempre de segunda a quinta, em localidades a exemplo do Bairro da Paz, Dique do Cabrito, Pirajá, Santa Teresa, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e Santa Luzia. A operação envolve duas equipes que trabalham em dias alternados, com auxílio de uma caminhonete e um veículo de apoio.

Notícias mais lidas

Outros assuntos