Ações e metas para a consolidação da Estrada do Chocolate na região sul da Bahia foram discutidas durante o Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Ilhéus. Presente ao evento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, convocou o empresariado local a fazer da rota turística um atrativo único no mundo.
“Por todo o potencial que ela tem, a Estrada do Chocolate precisa da união de todos para que se torne algo diferenciado, capaz de chamar a atenção do mundo para sua riqueza histórica e importância turística”, afirmou.
A turismóloga Aidê Suzart, da Secretaria de Turismo da Bahia, apresentou ações necessárias por parte dos municípios envolvidos para que a Estrada do Chocolate se transforme em atrativo real. A lista inclui:
➖ qualificação nas entradas e saídas dos municípios;
➖ melhorias nos acessos aos ramais;
➖ empreendimentos às margens da estrada;
➖ apoio à iniciativa privada para a criação de estandes para divulgação e pontos de venda;
➖ criação de feiras de agricultura orgânica, de agricultura familiar e congêneres.
A ESTRADA
Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região.
O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.