As aulas do segundo semestre 2021 da Universidade Estadual de Santa Cruz serão iniciadas, na próxima 2ª feira (16.agosto), de forma remota. A confirmação foi feita pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana durante entrevista ao comunicador Vilanova, no programa O Tabuleiro, na rádio Ilhéus FM.
Desde março do ano passado, as aulas presenciais foram suspensas, mas a instituição continuou fazendo a extensão e a pesquisa. “Em outubro do ano passado, foi realizado o trimestre piloto, onde tivemos que nos reinventar na Universidade, com docentes, técnicos e discentes em atividades de maneira remota, e o Conselho Universitário (Consu) autorizou que, no primeiro semestre deste ano, as aulas também fossem remotas”, lembra o reitor.
“Para este semestre (2021.2), nós teremos algo diferente. As aulas serão remotas, entretanto, o Consu autorizou a realização presencial de atividades curriculares que tenham componentes que não possam ser realizados de maneira remota. Isso envolve cerca de 350 a 400 discentes”, explica.
A autorização se restringe aos cursos de graduação de Biomedicina, Ciência Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Química (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.
“Apesar de os servidores técnicos, docentes e discentes que irão atuar presencialmente estarem vacinados, o retorno desse grupo será feito com o zelo necessário. Estamos aguardando um plano de retorno que está sendo finalizado. Diante disso, no dia 16 começaremos remotamente e as aulas presenciais irão atender a um protocolo de biossegurança que será implementado pela Universidade”, explica o reitor.