O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, se reuniu com profissionais de comunicação de Itabuna, Ilhéus e região para dialogar sobre o atual cenário da profissão e estimular o processo de reorganização da categoria. Essa foi a primeira reunião com os jornalistas do sul da Bahia na atual gestão.
No encontro, o presidente do Sinjorba anunciou um programa de cursos de atualização jornalística, que será desenvolvido em convênio com a secretaria estadual do Trabalho, Renda e Esporte (Setre). Neves abordou, também, as dificuldades impostas pelo cenário de embates que a categoria tem enfrentado nos últimos anos, a exemplo do aviltamento dos salários, as contratações pejotizadas e a dificuldade dos profissionais empreendedores manterem seus negócios.
O presidente do Sinjorba falou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas, em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), como o movimento pela aprovação da PEC do Diploma no Congresso Nacional, além da luta pela nova regulamentação da profissão de jornalista, para incorporar funções inerentes à atividade profissional, como Gestão de Redes Sociais e Assessor de Imprensa.
Nas duas reuniões, realizadas em Itabuna e Ilhéus, os profissionais enfatizaram a necessidade de maior atuação do sindicato no contexto local para o fortalecimento da categoria e viabilização de debates sobre temas inerentes ao exercício da profissão, entre eles, o direito à liberdade de imprensa.
Ao final da reunião, foi aprovada a criação de uma comissão com a finalidade de realizar um mapeamento sobre a atuação dos jornalistas nos municípios de Ilhéus, Itabuna e região. Além disso, a diretoria do Sinjorba vai realizar uma campanha de sindicalização para agregar mais profissionais e se aproximar da nova geração de jornalistas.