//

Bahia: Lacen sequencia cepa de dengue que ainda não havia sido encontrada no estado

Amostras de nova cepa foram encontradas em Feira de Santana e Camaçari

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta para os Núcleos Regionais de Saúde e para as secretarias Municipais sobre a importância de detectar precocemente os sinais da Dengue. Isso porque o Lacen (Laboratório Estadual de Saúde Pública) identificou dengue sorotipo 2 (DENV-2) pertencentes ao genótipo II pela primeira vez no estado.

De acordo com o Lacen, a cepa foi encontrada em oito amostras, sendo seis em Feira de Santana e duas em Camaçari. Essa cepa é a mais disseminada em todo o mundo, no entanto, ainda não há informações suficientes para associá-la à maior transmissão e gravidade dos casos.

O alerta da Sesab diz que é preciso executar planos municipais de contingência das arboviroses, mobilizar e orientar a população sobre a situação epidemiológica local e as estratégias de prevenção e controle da dengue, desenvolver ações de rotina no combate ao Aedes Aegypti e atualizar profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas da doença, diagnóstico e manejo clínico adequado.

Notícias mais lidas

Outros assuntos