O Tribunal Regional Eleitoral baiano (TRE-BA) está convocando os mesários que vão atuar nas eleições de outubro por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Mesmo com o encerramento do período oficial de convocação de mesários, as notificações continuam sendo enviadas por meio do aplicativo com o objetivo de preencher as vagas destinadas àqueles que não responderam ao chamamento.
No caso de recusa da convocação, a justificativa deve ser apresentada ao cartório eleitoral em um prazo de cinco dias a partir da data de notificação. As convocações por meio do aplicativo são feitas por um sistema próprio desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e, até ontem (8.agosto), mais de 33 mil pessoas já tinham sido chamadas.
A notificação enviada possui informações sobre o local em que a pessoa deve se apresentar no dia da eleição, além de orientações sobre como acessar a carta de convocação. Além do WhatsApp, o TRE baiano informa que os mesários podem ser convocados por outros meios, como e-mail e carta.