ALERTA❗ Secretaria de Saúde da Bahia monitora cenário do surto do metapneumovírus humano na China

Metapneumovírus humano é responsável por causar doenças respiratórias e é transmitido por gotículas de pessoa para pessoa ou através do contato com superfícies contaminadas

Leia em: < 1 minuto

Diante do surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com o Ministério da Saúde, tem acompanhado atentamente o cenário da doença. Como uma das medidas de monitoramento, a Sesab tem orientado a sensibilização e reforço da atuação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Entre as recomendações, está a sensibilização dos profissionais dos Núcleos de Epidemiologia, em colaboração com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), para identificação e comunicação oportuna do aumento de casos suspeitos de infecções respiratórias.

Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu alerta internacional, mas a vigilância epidemiológica brasileira continua atenta ao cenário com monitoramento constante e estreito contato com as autoridades sanitárias.

O metapneumovírus humano é responsável por causar doenças respiratórias e é transmitido por gotículas de pessoa para pessoa ou através do contato com superfícies contaminadas. Os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal, falta de ar e, em casos mais graves, infecções das vias aéreas superiores (IVAS), bronquiolite e pneumonia.

Notícias mais lidas

Outros assuntos