//

O ministro garantiu início da vacinação nessa segunda-feira

Leia em: < 1 minuto

O Ministro da Saúde, Pazuello, afirmou que a vacinação contra o coronavírus deverá ser repetida anualmente, em modelo semelhante ao que começa a ser aplicado, agora, ao país. “Esse modelo se repetirá ano que vem. Continuaremos tomando vacinas para coronavírus e suas variantes todos os anos em uma estratégia definida pelos [Sistema Único de Saúde] SUS. E isso vai entrar em uma normalidade como é H1N1, sarampo e outras doenças ao longo de nossa vida”, disse Pazuello.

O ministro da Saúde defendeu ainda que, mesmo com o uso dos imunizantes do Butantan, da Fiocruz ou de qualquer outro laboratório ainda é preciso manter as medidas preventivas contra a Covid-19. “O início da vacinação não nos desobriga a continuar com uso de máscara, não nos desobriga as medidas de prevenção e afastamento social. Continuaremos vivendo desta forma até termos a pandemia controlada e os contágios controlados a níveis normais de qualquer doença. Isso é muito importante.”

//

A Bahia quer importar vacinas sem o registro da Anvisa

Leia em: < 1 minuto

O Governo da Bahia requereu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para que seja permitido à Bahia e aos demais Estados a possibilidade de importar e distribuir vacinas contra Covid sem registro na Anvisa, desde que registradas perante uma Agência Reguladora Regional de Referência, bem como de iniciar a vacinação em seu território, independentemente do início da vacinação nacional.

A Bahia já tem um contrato de prioridade para recebimento de até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, que recentemente apresentou índice de eficácia superior a 90% segundo os testes realizados.

Tags: , , ,

//

A ideia é evitar grandes impactos como o do corona vírus

Leia em: < 1 minuto

Um estudo realizado na Bahia tem dado continuidade a uma linha de pesquisa que há muito vem sendo estudada: a diversidade de vírus que circulam no reino animal e o potencial que possuem para infectar seres humanos. À frente da pesquisa, que envolve diversas instituições e pesquisadores, o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fernando Vicentini, afirma que a inspiração para o trabalho é antecipar a descoberta de potenciais vírus que possam causar doenças de alta relevância para a espécie humana e animais.

Para Fernando, o projeto é de suma importância para evitar potenciais crises causadas por epidemias e até pandemias. “Acreditamos que como os adenovírus infectam diversos animais selvagens e humanos, então a vigilância precisa ser constante. Se o que estamos fazendo com o adenovírus tivesse sido feito com o coronavírus, talvez grande parte dos impactos da pandemia atual pudessem ser evitados”.

 

Tags: , ,

Os bancários protestam contra a onda de demissões

Leia em: < 1 minuto

Durante um movimento liderado pelo Sindicato dos Bancários, os funcionários do Banco do Brasil, em Itabuna, fizeram na sexta-feira (15), uma manifestação em protesto a onda de demissões e fechamento de agências. O ato ocorreu na praça Olinto Leone, na porta da agência do BB.

Durante o movimento que paralisou as atividades por cerca de uma hora, os bancários divulgaram uma Carta Aberta sobre o desmonte do Banco do Brasil, e ressaltaram que “esse fechamento é uma decisão política, os números e resultados alcançados pelo Banco do Brasil mostram isso. Daí a importância da nossa movimentação política”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Paulo Silva.

A direção do Banco do Brasil quer fazer mudanças em 870 pontos de atendimento por meio do fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios. Serão centenas de agências fechadas, muitas delas em cidades do interior do país que não dispõem de outras instituições bancárias, além de cerca de cinco mil demissões.

 

Augusto Castro foi eleito, em Itabuna, com 40.868 votos

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), completa 51 anos nesta segunda-feira, 18, e aproveitou o momento para agradecer as bênçãos recebidas, principalmente na saúde.

Amigos, familiares e autoridades políticas do município celebraram a data desejando muita energia positiva nesse início de gestão.

//

O governador Rui Costa (PT) anunciou pelas redes sociais

Leia em: < 1 minuto

O Governo do Bahia nomeia de mais 20 aprovados no concurso público para auditor fiscal, convocados em março do ano passado. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais, na última terça-feira (12).

As nomeações incluem oito candidatos para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; seis candidatos para o setor de Tecnologia da Informação; e outros seis candidatos para atuar na Administração Tributária.

O decreto de nomeação também estará disponível no Portal do Servidor.

Na região do Rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa chega a receber 600 mil romeiros

Leia em: < 1 minuto

A construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2021. Na região do Rio São Francisco, a cidade se destaca pelo turismo religioso e chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. Além disso, o município também é conhecido pela produção de frutas e o aeroporto deve servir para escoar parte da produção, principalmente aquela voltada à exportação.

O novo equipamento aeroportuário terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros. Nessa primeira fase será implantada a pista de pouso e decolagem, o taxiway, o pátio de estacionamento de aeronaves e a cerca patrimonial. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. A expectativa também é que a obra atraia o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município, que já possui oito empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica.

Para o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, as obras ajudam a superar um dos principais problemas que o Brasil enfrenta que é a logística de transporte.

 

//

Os municípios distantes mais de 300km da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves

Leia em: < 1 minuto

A sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão à Bahia. O local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição do material em todo o estado, de maneira mais rápida.

Câmaras frigoríficas já estão na sede da unidade para armazenar as vacinas. As cidades com o raio de até 300km de Salvador, as vacinas serão entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

O curso vai auxiliar os pequenos produtores a alavancarem a produção de alimentos, gerando emprego e renda e fortalecendo a agricultura familiar do nosso município.

Leia em: < 1 minuto

Encerrou na semana passada, a segunda etapa do curso de Olericultura Orgânica oferecido aos produtores da Agrovila Catolé através de uma parceria entre SENAR, Sindicato rural e Prefeitura de Itapetinga.

Divididas em dois grupos, mais de 20 famílias aprenderam sobre técnicas de cultivo e implantação de hortas desde o preparo do solo até a colheita. Além disso, os produtores produziram biofertilizantes e biodefensivos para combater pragas e doenças de forma natural. Durante o curso, a produtora Ninfa Rodrigues contou que havia plantado coentro, mas as sementes não haviam germinado. Só após a utilização da técnica correta ela pode ver a planta brotar.

Ao final do curso, a instrutora Neusete Patês disse estar com sentimento de dever cumprido.

Os garotos de Itaratim prometem brilhar nos campos

Leia em: < 1 minuto

Os jovens atletas Ismael Silva Santos, Jonatas José Dias dos Santos, Micael Miranda Dias e Pedro Felipe Sousa Santos e o Professor Val Barbosa, embarcaram para a capital baiana acompanhados do Secretário de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude de Itarantim, Hudson Rocha, para um evento esportivo de destaque. A Prefeitura Municipal de Itarantim tem demonstrado que o esporte tem valor na atual administração.

Ao ser questionado sobre a motivação de acompanhar os atletas até a capital baiana, o Secretário destacou: “Foi um pedido do próprio Prefeito, Fábio Gusmão, que eu acompanhasse esses garotos até Salvador. Lá eles se apresentarão ao Clube Talentos do Piauí, onde treinarão junto com a equipe por alguns dias, para ganharem entrosamento e já na próxima semana irão com toda a delegação do clube para o estado do Alagoas, onde acontecerá a 4°Edição da Copa Nordeste de Futebol de Base”, disse Hudson.

Além da experiência de disputar em uma grande competição que reúne equipes de diferentes estados, esses jovens também serão observados e avaliados por olheiros de grandes clubes brasileiros, como Palmeiras, Bahia, Cruzeiro e Figueirense. A Copa será disputada por equipes de vários estados da região nordeste nas categorias sub 15, sub 17 e sub 20. A competição ocorrerá no próximo dia 24 e será encerrada no dia 31 de janeiro.

Notícias mais lidas

Outros assuntos