Júnior Brandão recebe dirigentes da Associação Pais e Amigos dos Autistas

O secretário de Governo, Júnior Brandão, Jislayne Figueiredo e Loraine Bernardi

Leia em: 2 minutos

As principais necessidades de atendimento cotidiano as crianças e adolescentes com autismo foram relatadas ao secretário municipal de Governo, Júnior Brandão que se reuniu na tarde de ontem (5.maio), com representantes da diretoria da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA).

Durante o encontro, a presidente da AMA, Jislayne Figueiredo, abordou as carências de atendimento médico ambulatório para os autistas, inclusive no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Infantil mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Jardim Vitória.

Segundo a dirigente, mesmo o CAPs Infantil tendo uma equipe multidisciplinar não atende de forma adequada as demandas dos autistas e de suas famílias. “Tem crianças e adolescentes que estão em uma lista de espera prolongada, chegando há dois anos para consultas e terapias. Existem famílias que nem conseguem o acolhimento quando seus filhos menores de 3 anos e pela falta de profissional na rede. Necessário mais profissionais especializados no autismo para composição da equipe multidisciplinar, como neuropediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psiquiatra na unidade em melhoria do atendimento e qualidade de vida”, pediu.

A dirigente da AMA, que estava acompanhada da vice-presidente Loraine Bernardi, protocolou um ofício para ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde solicitando que os atendimentos sejam agilizados. Além das questões do atendimento no CAPs Infantil a Associação solicitou empenho da Secretaria de Saúde para inclusão dos Autistas na campanha de vacinação contra a Covid 19.

“Necessário mais acessibilidade e atuação integrada desses profissionais em suas especialidades para observações diagnósticas, intervenções, acompanhamento e orientações em cada caso e não apenas a família ser direcionada para um profissional. O que necessitamos é uma rede de apoio”, alertou Jislayne Figueiredo.

O secretário Júnior Brandão disse que vai buscar junto à Secretaria Municipal de Saúde soluções para as demandas apresentadas pela AMA. “Vou acompanhar isso de perto. Tentar encontrar caminhos para resolver os problemas da instituição”, garantiu.

Criada em 2017, a AMA atende a pessoas de todas as idades que sofrem de autismo. A instituição vive de doações e faz o encaminhamento de pacientes para a rede pública de saúde.

A AMA está localizada no Pontalzinho e o telefone para contato, cooperação e parceria é (73) 98804- 2431. 

Para maiores informações acesse: www.amaitabuna.org.br

Matéria com atualizações no dia 7 de maio, às 13h55min.

Notícias mais lidas

Outros assuntos