Itabuna: Secretaria de Saúde divulga calendário de vacinação para esta semana

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos na UniFTC // Foto de Roberto Santos

Leia em: 3 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário de vacinação nesta semana em Itabuna contra o Covid-19. Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a primeira, segunda e terceira doses serão aplicadas esta semana na segunda, quarta e na sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

Para a primeira e segunda dose contra o Covid-19, o público são maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, cartão com registro das doses anteriores.

SEGUNDA DOSE
Para a segunda dose nas UBS e USF, o público são as pessoas que estão com data de retorno até o dia 18 de fevereiro para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias.

Na 5ª feira (17.fevereiro), haverá ação de segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal da Oxford, Pfizer e Coronavac. E também, segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a 1ª dose da vacina Pfizer até 18 de dezembro.

TERCEIRA DOSE E DE REFORÇO JANSSEM
Para a terceira dose nas UBS e USF na segunda, quarta e sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

Na 5ª feira (17.fevereiro), haverá vacinação de terceira dose para pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal há 4 meses (a partir da data da segunda dose). Além disso, haverá também dose de reforço da Janssen: pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado a vacina da Janssen (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses. A ação será na UniFTC, das 16 às 20 horas e o atendimento é por ordem de chegada.

VACINAÇÃO INFANTIL – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Nesta semana, a vacinação infantil acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, na terça e na quinta, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão aquelas de 6 a 11 anos com a vacina Coronavac ou Pfizer Pediátrica.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização também deste grupo como: apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido; a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

VACINAÇÃO INFANTIL – AÇÕES DA REDE DE FRIO
Na 4ª feira (16.fevereiro), prossegue a vacinação de primeira dose contra o Covid-19 de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica para criança com comorbidade e/ou deficiência permanente. E também, para crianças sem comorbidade, de forma escalonada (seguindo critério decrescente de idade) com a vacina da Pfizer Pediátrica ou Coronavac.

Para àquelas sem comorbidade, na 4ª feira (16.fevereiro), o público-alvo são crianças com idade de 6 a 11 anos. Vale ressaltar que àquelas com comorbidades e/ou deficiência permanente tem prioridade no ato da vacinação.

A ação será na UniFTC das 16 às 20 horas e serão disponibilizadas 300 senhas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina da criança, e para aquelas que tem comorbidade e/ou deficiência, também é preciso do relatório médico (até 6 meses) com CID atestando a comorbidade/deficiência.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo como: apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido; a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade. Já para àquelas com comorbidade a orientação é a Pfizer Pediátrica.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

Notícias mais lidas

Outros assuntos