Integrantes do Movimento URC ocuparam sede da prefeitura de Santa Cruz Cabrália

Cerca de 80 pessoas participaram do ato pacífico no estacionamento da prefeitura

Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (18.agosto), uma ação judicial de desocupação de uma área localizada na rodovia Belmonte/Itapebi, no extremo sul da Bahia, foi cumprida e as pessoas que viviam no local ficaram sem ter para onde ir.

O grupo vivia nas vias públicas que ficam na entrada da empresa Veracel e nas margens da pista Belmonte/Barrolândia. Segundo informações cedidas pela Polícia Civil de Cabrália, a permanência do grupo nesse local era para inviabilizar o transporte de celulose da fábrica até o porto da Veracel, localizado em Belmonte.

Após a desocupação, já na manhã desta quarta-feira, os integrantes do Movimento URC (União da Resistência Camponesa) foram até a sede da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália para cobrar um posicionamento da gestão municipal. Em protesto pacífico, eles ocuparam o estacionamento do órgão com faixas e gritaram palavras de ordem. Cerca de 80 pessoas participaram do ato.

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD), juntamente com um representante da procuradoria, recebeu os líderes do movimento para dialogar sobre a situação. Nessa reunião, foi acordado que o município está disposto a auxiliar essas pessoas com doação de cestas básicas e água potável, mas que não pode interferir em ações judiciais. O advogado do movimento URC vai enviar documentos para que a gestão analise a ocupação da Veracel nas terras pertencentes ao município de Cabrália.

De acordo com Dr. Hélio Lima, procurador do município, a reunião foi proveitosa, mas a situação é complicada porque já está na esfera judicial e a briga é entre a Veracel e os manifestantes. Além disso, atualmente, a prefeitura não tem outra área em que possa abrigar essas pessoas.

No fim da tarde de hoje (18), após serem recebidos por representantes do poder público, os manifestantes decidiram deixar o local a bordo de um ônibus.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos