//

Projeto prevê que beneficiários do FIES com mensalidades em dia tenham crédito de 20%

Benefício vai ser aplicado nas parcelas referentes aos contratos firmados entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021

Leia em: < 1 minuto

Um Projeto de Lei de autoria de um senador do estado de Sergipe prevê que os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que pagam as mensalidades em dia tenham direito a um crédito de 20% sobre o valor da parcela. A proposta sugere que o benefício seja aplicado em todas as parcelas referentes a contratos existentes entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

Ainda de acordo com o projeto, o bônus de 20% deve ser usado para amortizar o saldo devedor do financiamento estudantil. Caso o valor do crédito concedido seja superior ao saldo devedor, o beneficiário pode receber o crédito na conta bancária dentro do prazo de 180 dias após a possível publicação da lei.

O senador e criador do projeto, Rogério Carvalho (PT), salientou que a pandemia da Covid-19 fez muitos estudantes ficarem desempregados ou perderem o apoio familiar por causa do falecimento ou desemprego de pessoas próximas. Sendo assim, seria importante não apenas recuperar o crédito dos inadimplentes, mas também reconhecer o esforço de quem pagou as prestações em dia.

Notícias mais lidas

Outros assuntos