O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, tomou chá de sumiço desde que foi a Salvador, há duas semanas, para se reunir com o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. O encontro com o mandachuva do partido e outros candidatos de oposição ao prefeito Augusto Castro (PSD) tinha o objetivo de formar uma aliança única mirando o pleito de outubro.
A reunião terminou com a declaração de ACM Neto de que sacramentaria o apoio à candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade). Isso porque as pesquisas internas de intenção de voto mostravam que o parlamentar estava melhor posicionado que o próprio capitão e Dr. Isaac Nery (PDT).
Depois da viagem, Azevedo não foi mais visto nem deu declarações sobre a falta de apoio do União Brasil. Inicialmente, esperava-se que o político acatasse a decisão de Neto e seguisse o partido, mas ele se recusou. Também houve a expectativa que ele se pronunciasse em respeito aos eleitores, mas o capitão decidiu desaparecer.
Nos bastidores, comenta-se que Azevedo estaria esperando a realização de uma reunião com a oposição municipal para, então, definir o próprio posicionamento e, quem sabe, se pronunciar. A verdade é que isso não tem data para acontecer.
Enquanto isso, os fiéis eleitores do capitão seguem sem respostas. Para quem já foi prefeito e conhece profundamente o jogo político, Azevedo age como um amador que guarda mágoas das estatísticas. Nas últimas eleições, o desempenho do capitão não foi dos melhores, mas, mesmo assim, ele se recusa a recuar e prefere o silêncio.
Um informante político disse ao Pauta Blog que o Capitão Azevedo tem sido assediado por vários grupos políticos para tentar selar um “apoio”. No entanto, o Capitão está “fechado para balanço” e deve manter-se neutro nestas eleições.