//

Órgão alegou que houve descumprimento de normas por parte de condutores de veículos de cargas

Leia em: < 1 minuto

Após constatar que condutores de veículos de carga estavam descumprindo a sinalização e as orientações de uso da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) decidiu restringir o tipo de veículo que poderá trafegar no local. A medida é temporária e visa garantir a segurança dos demais veículos autorizados a passar pelo trecho.

Com a alteração, apenas veículos leves de passeio, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões com apenas dois eixos poderão utilizar a ponte. Os demais veículos de carga deverão utilizar o desvio da Veracel.

A decisão está embasada na constatação da equipe de fiscalização do DNIT, que verificou desrespeito com o limite de peso e de velocidade sobre a ponte (30km/h). O Departamento informa ainda que, quando a estrutura de fiscalização estiver em plena operação no local, as restrições de tráfego na ponte poderão ser revistas.

Adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas

Leia em: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde.

A agência reguladora destacou que, apesar do período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, em novembro e dezembro, houve a manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas.

Neste mês, já houve a redução na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela. A medida reduziu em R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (KW/h) consumidos e passou a R$ 1,885.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas. Essas unidades, além de apresentarem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

Notícias mais lidas

Outros assuntos

Custom text