A Câmara Municipal de Itabuna oficializou o retorno da Escola do Legislativo, iniciativa voltada à formação política e qualificação técnica de vereadores, servidores e da população. A reativação foi anunciada nas redes sociais da Casa e marca uma nova etapa sob a presidência do vereador Manoel Porfírio (PT), após um período de inatividade do projeto.
A Escola do Legislativo tem como objetivo ampliar o acesso à educação política e fortalecer a cultura da transparência. A proposta inclui cursos, oficinas, debates e ações voltadas à formação cidadã e ao alinhamento entre o trabalho parlamentar e os anseios da sociedade.
O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari, celebrou o retorno da escola itabunense. “Quero desejar muito sucesso à Escola do Legislativo de Itabuna e parabenizar todos os vereadores e o seu presidente por reativar essa importante escola para o Estado da Bahia e para o Brasil”, afirmou.
Para Manoel Porfírio, o momento é de celebração e reconhecimento. “É preciso parabenizar os servidores desta Casa, que, com dedicação, ajudaram a construir esse projeto. Isso representa um esforço pela formação de uma sociedade mais democrática e comprometida com a fiscalização dos recursos públicos”, disse.
A Aula Magna da Escola do Legislativo de Itabuna acontecerá no dia 29 de abril, às 9h30, no Plenário da Câmara. A palestra de abertura será conduzida por Florian Madrugada, representante do Senado e da ABEL, com o tema “O impacto das Escolas do Legislativo na sociedade”.