//

Siste pode ser acessado com a conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal

Leia em: < 1 minuto

O Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas) já está em operação para que tutores registrem os bichos de estimação e emitam, gratuitamente, a carteirinha com um número de identificação único, válida em todo o país. Organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os animais sob sua responsabilidade e emitir o documento, que inclui um código de identificação (QR Code), que poderá ser fixado na coleira do animal.

O SinPatinhas foi criado para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional, um instrumento para promover o controle populacional ético de cães e gatos, estimulando a guarda responsável e o combate ao abandono e aos casos de maus-tratos. Atualmente, o Brasil tem, aproximadamente, 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos.

O cadastro deve conter dados do tutor (Identidade, CPF e endereço) e dados do animal (procedência e características, raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas, doenças contraídas ou em tratamento e local onde o animal é mantido).

Uma vez cadastrados, os tutores receberão informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem em sua região, facilitando o acesso aos serviços de cuidado e bem-estar animal. A medida também deve proporcionar mais segurança em negociações de compra e venda.

O sistema pode ser acessado com a conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal.

Reajuste começa a valer a partir da próxima terça, dia 22

Leia em: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu um reajuste médio de 2,05% para as tarifas de energia elétrica da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), concessionaria responsável pelo fornecimento de energia na Bahia. O aumento vai entrar em vigor na próxima terça-feira (22.abril).

O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão será de 1,88%. A variação para atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 2,53%.

O grupo Neoenergia Coelba atende a 6,7 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Segundo a concessionária, os custos de encargos setoriais contribuem com 1,86% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com 0,03% no índice, totalizando 1,88%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -3,12% no índice final.

Notícias mais lidas

Outros assuntos