Prefeitura vai enviar novo Projeto de Lei para Câmara de Vereadores em caráter de urgência

Leia em: < 1 minuto

Após mais uma reunião entre representantes do empresariado de Itabuna e o prefeito Augusto Castro (PSD), a gestão municipal decidiu alterar a cobrança da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF). O encontro foi mediado pelos secretários Davi Dultra, Rosivaldo Pinheiro e Mauro Ribeiro.

A prefeitura vai encaminhar, em caráter de urgência, um novo Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, sem ferir as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal. O PL ainda está em fase de elaboração, mas, entre as medidas negociadas durante as reuniões, está a retirada do PIB e mais 10% como indexador da TFF.

Na faixa do CNES, a Classificação Fiscal “D” – Receita Bruta Anual também foi aceita a partir da solicitação dos contadores e empresários para que fosse alterada de 4,5 milhões para 4,8 milhões se igualando, assim, ao Simples Nacional. Além disso, haverá uma trava legal de 60% em relação ao valor devido no exercício fiscal de 2021.

📷 Foto de Thiago Barbarruiva

Denúncia acatada pelo TCM foi feita por vereadores de Jeremoabo

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram uma denúncia movida por alguns vereadores contra o prefeito de Jeremoabo, Deri do Paloma. A denúncia diz que houve irregularidades nas dispensas de licitações de contratos que visavam contratar empresas para locar veículos para a prefeitura em 2018.

Foi aplicada uma multa no valor de R$ 5 mil ao gestor, além de representação ao Ministério Público estadual para que seja apurado o eventual descumprimento da Lei de Improbidade Administrativa. O TCM advertiu o gestor para que sejam adotadas medidas urgentes para o “fiel cumprimento dos princípios regedores dispostos na Lei de Licitações e na Constituição Federal”.

O conselheiro do TCM, Fernando Vita, disse que a possibilidade de contratação sem licitação precisa cumprir trâmites da Lei de Licitações, mas, nesse caso, não houve documentos que comprovassem a situação emergencial que justificasse a dispensa.

O Ministério Público de Contas opinou pela procedência de parte da denúncia e recomendou a aplicação de multa ao gestor, mas ainda cabe recurso da decisão.

Representantes do Itabuna Esporte Clube se reuniram com prefeito Marão para firmar parceria

Leia em: < 1 minuto

Nesta semana, representantes do Itabuna Esporte Clube se reuniram com o prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), e bateram o martelo sobre a disponibilidade do Estádio Mário Pessoa mandar os jogos do time na temporada de 2024. O Itabuna vai disputar a Série A do Campeonato Baiano e a Série D do Brasileirão, além da Copa do Brasil.

Infelizmente, o Estádio Fernando Gomes Oliveira, também conhecido como Itabunão, ainda não está apto para receber os jogadores e a torcida do Itabuna. Por isso, a necessidade do Mário Pessoa receber esses jogos que prometem agitar o próximo ano.

Os jogos do Itabuna no Mário Pessoa já começam com o Baianão, a partir de 14 de janeiro, seguindo pela primeira fase da Copa do Brasil, em fevereiro, e as partidas da Série D do Brasileirão em abril de 2024.

Notícias mais lidas

Outros assuntos