"Sempre ajudei a eleger vereadores, alguns representaram bem e, outras vezes, não. Para não ter mais decepções, resolvi me lançar", enfatizou Rafael Moreira

Leia em: 5 minutos

Este Pauta Blog conversou com o empresário Rafael Moreira que, nesta semana, anunciou, oficialmente, que vai ser candidato a vereador de Itabuna nas eleições de 2024. De saída do PSD e migrando para o Republicanos, Moreira afirmou que não tem “lados políticos” e que mantém uma boa relação com os que governam porque quer “o melhor para a cidade hoje e sempre”.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA ⬇️

Pauta Blog // Quem é Rafael Moreira?
Rafael Moreira // Sou nascido e criado em Itabuna. Sempre fui ligado e sempre gostei muito de política. Com a maturidade que tenho hoje, vi a necessidade de, realmente, lançar a pré-candidatura. Sou empresário na cidade, gero emprego e renda no município e gosto de Itabuna porque moro aqui por opção. Gosto daqui e tenho vontade de ajudar na área pública.

Pauta Blog // Qual é o seu histórico na política itabunense?
Rafael Moreira // Fui coordenador do Procon aos 22 anos de idade assim que me formei. Sempre ajudei nas campanhas políticas de Fernando Gomes e Capitão Azevedo, e com vereadores também porque sempre ajudei na formatação de chapas. Sempre deu certo e, hoje, chegou o momento de estar à frente disso porque, às vezes, a gente se decepciona com quem elege porque ninguém pensa igual a ninguém. Para não ter mais decepções, resolvi me lançar e fazer o que é bom para a cidade. Fui candidato a deputado em 2018 em um momento de fragilidade porque tinha acabado de perder meu pai e foi uma forma de me tornar uma pessoa mais conhecida. Foi bom na época na construção do que sou hoje em Itabuna.

Pauta Blog // Por que tomou a decisão de se candidatar a vereador?
Rafael Moreira // Ao longo do tempo, sempre ajudei a eleger vereadores, alguns representaram bem e, outras vezes, não. Infelizmente, algumas ações não condizem com o que penso, mas, para não me decepcionar mais, me lancei para tentar ganhar e fazer o que é melhor para a cidade.

Pauta Blog // Qual é o partido que vai te receber para 2024?
Rafael Moreira // Estou indo para o Republicanos, mas sou do PSD atualmente.

Pauta Blog // A saída do PSD representa uma ruptura com o governo do prefeito Augusto Castro?
Rafael Moreira // Não tenho nada contra Augusto porque acho que o governo tem coisas boas e coisas ruins, assim como todo governo. Um exemplo positivo foi o reajuste fiscal em relação à Itabuna voltar a ter certidões. Achei o empréstimo sem entender como vai funcionar e isso foi um ponto negativo, mas todo governo tem coisas assim. A questão partidária é política e, no Republicanos, é para ter autonomia e conhecimento para montar e ajudar o partido. Estou chegando para somar e ter mais candidatos a vereadores pelo partido Republicanos.

Pauta Blog // Com quem você vai marchar em 2024?
Rafael Moreira // Eu tenho uma relação boa com todos os lados. Eu me relaciono bem tanto com o governo do estado como com o “carlismo”. A gente precisa unir pessoas, não lados políticos. Eu estou aqui para somar, não vou estadualizar campanha. Quero seguir o planejamento para conseguir colocar meu pensamento nas atitudes da Câmara e fazer Itabuna crescer e avançar mais. Não adianta só criticar, a gente precisa mostrar o caminho.

Pauta Blog // Como está a construção da sua base pensando no próximo ano?
Rafael Moreira // Está caminhando bem. Nesse momento, é fase de construir apoios da sociedade e lideranças que a gente já vem tratando há anos. Estou contente e animado com a receptividade da população. Não é só no centro, mas nos bairros, então estou muito feliz em relação a isso.

Pauta Blog // Quais são as suas propostas para Itabuna?
Rafael Moreira // A gente precisa rever a questão tributária. A gente precisa fazer uma proposta para atrair mais pessoas para a nossa cidade e não deixar de prestigiar quem já está aqui. Itabuna tem um potencial muito grande. Aqui tem um ISS absurdo e aí você chega em Vitória da Conquista, por exemplo, e o ISS é menor. A gente está em uma cidade privilegiada, às margens da BR-415 e da BR-101, então tem muita coisa pra ser feita aqui em relação ao ajuste fiscal pra atrair empresas. Nenhuma empresa vem pra cidade se não tiver um ajuste fiscal bom. Não dá pra dar tudo para quem é de fora e não valorizar quem está dentro. Itabuna precisa parar com essa mania de ser uma péssima mãe e uma excelente madrasta! Outra coisa é a infraestrutura. Eu sei que a gente não tem poder de executar, mas pode fazer projetos e pedir providências para que se façam avenidas. Itabuna só tem o semianel! Tem muito para crescer na cidade, pegar o polo logístico e crescer para o lado de Itajuípe e crescer para o lado de lá também. Não tem mais como crescer para Ilhéus, acabou! Mas, para isso, precisamos buscar parcerias. Precisa cobrar o transbordo, também, porque a licitação foi feita assim e o serviço de ônibus está muito ruim. Essas coisas, a gente precisa cobrar, legislar com competência e ouvir a sociedade porque a gente legisla para o povo e não para si próprio.

Pauta Blog // Diante dos nomes que vão tentar a prefeitura de Itabuna no próximo ano, já tem alguém com quem você vai marchar?
Rafael Moreira // Ainda estou esperando pra avaliar todas as propostas. Por enquanto, estou focado na candidatura e, após ver os projetos e avaliar os que mais condizem com o que penso, aí terei uma direção. Hoje, costumo dizer que o eleitor tem dois votos, o de prefeito e o de vereador, e eu vou pedir só o meu por enquanto.

Pauta Blog // Deixa uma mensagem para os eleitores itabunenses.
Rafael Moreira // Itabuna é minha paixão. Eu moro aqui porque gosto do povo e da cidade. Quero que Itabuna prospere e cresça ainda mais, eu só desejo sorte para a cidade. Tomara que a população tenha os anseios atendidos e que tudo melhore realmente. Feliz aniversário para a cidade e que tudo seja melhor que sempre.

Cibelle Gava

Leia em: < 1 minuto

Conforme veiculado em diversos veículos de comunicação da cidade de Itabuna, está confirmada a saída de Cibelle Gava da coordenadoria do Centro de Cultura Adonias FIlho.

Este Pauta Blog confirmou a informação junto a ela, que limitou-se a dizer que a informação procede.

Notícias mais lidas

Outros assuntos