//

Lira: presidencialismo de coalizão não se mostra à altura dos desafios // Foto de Reprodução YouTube

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender a adoção do semipresidencialismo – sistema de governo no qual o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. Para Lira, esse modelo é mais eficaz para enfrentar crises políticas no Brasil. A afirmação foi feita na abertura do 9º Fórum Jurídico Brasileiro, que está sendo realizado na Universidade de Lisboa. Portugal é um dos países que seguem o modelo semipresidencialista – um dos temas em debate no fórum.

“A previsão de uma dupla responsabilidade do governo, ou de uma responsabilidade compartilhada do governo, que responderia tanto ao presidente da República quanto ao Parlamento, pode ser a engrenagem institucional que tanto nos faz falta nos momentos de crises políticas mais agudas”, disse Arthur Lira.

O presidente da Câmara observou que a gestão de crises têm se tornado frequente desde a crise econômico-financeira de 2008 e 2009 até os atuais problemas da pandemia de Covid-19 e das mudanças climáticas, com impacto significativo na política. “Em nossos dias, a crise, que deveria ser exceção, parece ter se transformado no padrão da realidade com que os sistemas políticos têm de lidar no cotidiano”, disse.

//

Leia em: 2 minutos

A retomada dos trabalhos da entidade no sul da Bahia, a discussão do planejamento estratégico, a elaboração do calendário de ação de 2022 e o lançamento de uma campanha para atrair novos filiados. Estes são os principais pontos da reunião que a Associação da Micro Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia promoverá em Itabuna nesta 4ª feira (17.novembro).

“O encontro, previsto para iniciar pontualmente às 18h30m, ocorrerá no auditório do Palace Hotel”, anunciou o presidente Valdir Ribeiro. Ele explicou que, em função da pandemia do coronavírus, a Ampesba encontrou dificuldades para mobilizar o conjuntos dos seus associados. “A proposta deste encontro é justamente mobilizá-los, na busca da superação da crise”, acrescentou.

No momento, a meta dos dirigentes da Ampesba é ampliar o atendimento a potenciais empreendedores e empresários. “Queremos mobilizar um número cada vez maior de filiados, buscar novas parcerias com organismos governamentais que nos ofereça linhas de crédito, mais recursos financeiros e nos proporcione um cenário favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios”, afirmou.

Criada em março de 2007, a Associação das Micro, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais Estado da Bahia representa os segmentos no Estado. A Ampesba que no próximo ano completará quinze anos de atuação vem realizando, ao longo do período, uma série de ações de estímulo ao desenvolvimento e de interesses dos seus associados.
Maiores informações podem ser obtidas por meio do celular 73 98886-1436, do WhatsApp 73 99178-3684 e do e-mail ampesba@yahoo.com.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos