Na manhã de hoje (11.janeiro), a Polícia Federal deflagrou a Operação “Indra” com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). De acordo com as investigações, o grupo atuava mediante fraude nos processos de doações de bens da empresa pública para prefeituras municipais do interior da Bahia.
Ainda segundo as investigações, um funcionário da Codevasf falsificava ofícios de gabinetes de deputados federais que indicavam prefeituras do interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas. O prejuízo aos cofres públicos em razão dos bens desviados em favor do suposto grupo criminoso ultrapassa o montante de meio milhão de reais.
Hoje, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Campo Formoso, na Bahia. Os investigados estariam destruindo provas do cometimento do crime com o intuito de inviabilizar a investigação criminal e a aplicação da lei penal.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e estelionato qualificado. A Polícia Federal vai continuar as investigações para tentar recuperar os bens desviados.