A Polícia Federal deflagrou nesta 4ª feira (11.agosto), em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Operação Nefanda, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.
Apurou-se que o município de Ilhéus, mediante dispensa de licitação, contratou empresa sem capacidade técnica e operacional cabalmente demonstradas, cujo objeto social é “recreação e lazer”, para gerir abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19. Referida empresa recebeu cerca de R$ 1.200.000,00,00 (um milhão e duzentos mil reais) para administrar o abrigo.
As investigações se iniciaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa, dentre os quais: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.
Estão na operação: 36 policiais federais e 9 servidores da CGU estão cumprindo 9 mandados de busca e apreensão em Ilhéus e Itabuna, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região.
Informações atualizadas às 10h52min de 5ª feira (11.agosto).
CONFIRA O ÁUDIO QUE O PAUTA BLOG OBTEVE DO SUPERINTENDENTE DA CGU RONALDO MACHADO ⤵️
OUÇA O ÁUDIO DO DELEGADO DA PF ANDERSON ALVES ⤵️