Operação contra desvio da verba da saúde é deflagrada em Salvador e região metropolitana

Segundo a polícia, as investigações apontam crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e fraude à licitação

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (9.dezembro), a Receita Federal, em ação integrada com a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação Strike com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por desviar milhões de reais da verba da saúde. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas.

Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e em empresas ligadas ao esquema. A Justiça Federal decretou, também, o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos envolvidos.

Segundo informações da Receita Federal, as investigações identificaram indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e fraude à licitação. A estimativa é de um lançamento tributário de R$ 500 milhões apenas para os anos 2017 e 2018.

Durante as fiscalizações, os auditores da Receita Federal identificaram um instituto que estava usando “laranjas” para disfarçar o repasse de dinheiro em benefício dos dirigentes, o que resultou na representação pela suspensão da imunidade tributária no período fiscalizado.

Notícias mais lidas

Outros assuntos