A Polícia Federal deflagrou nesta terça (31.outubro) a Operação Dissimilaridade para desarticular um esquema criminoso responsável pela concessão indevida de benefícios dos programas federais de distribuição de renda. Cerca de 49% dos funcionários do município de Baianópolis, entre detentores de cargos comissionados, trabalhadores temporários e servidores públicos estatutários, estão recebendo benefícios sociais, além dos salários pagos pela prefeitura.
Foram expedidos um mandado de busca e apreensão e quebra de sigilo telemático. Grande parte dos servidores do município, beneficiados pelo Bolsa Família, ostentam rendimento mensal muito superior aos limites fixados pela legislação para receber o benefício.
As investigações apontam o cadastramento fraudulento de servidores do município como beneficiários dos programas sociais, gerando o recebimento indevido de prestações mensais de 2011 até agora. Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas de informações.