//

Mulher cozinha e doa marmitas para moradores de rua desde 1999 em Itabuna

A distribuição dos alimentos é feita 5 dias por semana

Leia em: 2 minutos

Quase 22 anos cozinhando. Esse é o tempo de serviço de Edleuza Matos, itabunense do bairro Novo São Caetano. Mas essa atividade não é a sua profissão e nem é remunerada de alguma forma por isso. Voluntariamente, ela cozinha e distribui alimento para moradores de rua e famílias carentes da cidade, desde 1999.

Durante muitos anos, a distribuição de sopa e mingau foi feita às quartas e quintas-feiras, ininterruptamente, mas com o início da pandemia houve necessidade de intensificar este trabalho. Segundo a própria Edleuza, a demanda triplicou.

Atualmente, a entrega passou a ser feita 5 dias por semana. Lanches e água são distribuídos de segunda a quinta, a partir das 17h30 e, aos domingos, ela e sua equipe servem almoço em diversos pontos da cidade.

O projeto liderado por Edleuza faz parte das atividades da Igreja Adventista do Sétimo Dia, através da Ação Solidária Adventista – ASA, e é apoiado por doadores fixos e esporádicos. Foi na estrutura da própria igreja onde ela cozinhou por vários anos até o início da pandemia, agora ela tem optado por preparar os alimentos em sua própria casa com apenas mais 3 pessoas, inclusive seu marido, que sempre a acompanhou neste trabalho.

 

Além da distribuição de lanches e almoços, Edleuza e sua equipe realizam a arrecadação e entrega de roupas, kits de higiene, máscaras e cestas básicas. No presente, 100 famílias são beneficiadas todo mês com esses donativos. Quando identificadas, outras necessidades também são atendidas pela equipe, como, por exemplo, enxoval para bebês e materiais para reforma de casas.

Quem quiser colaborar com o projeto, pode entrar em contato com a equipe pelo número de whatsapp: (73) 98859-6282. 

Notícias mais lidas

Outros assuntos