A poucos dias da eleição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna, marcada para 1º de janeiro, os vereadores Manoel Porfírio (PT) e Ricardo Xavier (Cidadania) estão intensificando as articulações para garantir a condição de favoritos na disputa. Com 83 dias de trabalho pela frente, a corrida já começou.
Após as eleições do último domingo (6.outubro), os dois vereadores passaram a se movimentar nos bastidores para tentar costurar alianças e conquistar o apoio dos colegas de Casa. Tanto Porfírio quanto Xavier são conhecidos pela habilidade nas negociações e pelo cumprimento de promessas, características que podem ser decisivas na hora da votação.
Um vereador confirmou a este Pauta Blog que a disputa acirrada não deve terminar até o dia da eleição e que sempre haverá um “puxa-puxa” por trás das cortinas, mas um fator que pode influenciar bastante o resultado é a postura do prefeito reeleito Augusto Castro (PSD), mas não se sabe se o gestor decidirá se envolver na disputa.
Caso entre no circuito, Augusto pode optar por fortalecer a figura de Manoel Porfírio como presidente da Câmara e prepará-lo para uma possível candidatura a prefeito em 2028. Por outro lado, o gestor pode indicar Zé Alberto (PSB) para o cargo em uma tentativa de neutralizar o petista e amadurecer Zé Alberto para a corrida ao Executivo municipal daqui a quatro anos. Essa é uma sinuca de bico para o prefeito resolver.
Com a expectativa crescente e as negociações em andamento, a eleição da mesa promete ser cheia de reviravoltas. Aguardemos os desdobramentos dessa intensa corrida!
LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG