//

Testagem detectou 64 pessoas infectadas pela Covid-19 na área do Jardim Primavera

Ação estratégica com o intuito de identificar, precocemente, os casos assintomáticos e evitar a transmissão do vírus entre a população

Leia em: 2 minutos

Sessenta e quatro pessoas testaram com o vírus ativo da Covid-19 na ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Itabuna nesta hoje (1º/abril), no Jardim Primavera.

Ao todo, foram realizados 303 testes com TR de anticorpo dos quais 239 foram negativos, 39 IgG, 16 IgM e IgG e 9 IgM, ou seja, os pacientes tiveram Covid recentemente ou estavam fora do prazo para os exames TR Antígeno ou RT-PCR.

Foram realizados ainda 25 testes TR Antígeno dos quais 18 foram negativos e sete positivos e 14 coletas RT-PCR.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que o projeto da Secretaria de Saúde era fazer 600 testes rápidos com moradores do Jardim Primavera e bairros vizinhos, como Novo Jaçanã, Novo São Caetano, Sarinha Alcântara e Vila Anália.

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG).

A testagem é indicada para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. A ação aconteceu, entre 8h e 13 horas, em frente à Unidade de Saúde da Família Lourdes Alves, no Colégio Caic Jorge Amado.

 

Notícias mais lidas

Outros assuntos