//

Prefeito de Salvador diz que talvez seja necessário usar “ambulâncias como leito”

Legenda: Salvador vive cenário de guerra, segundo o prefeito Bruno Reis

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), usou as redes sociais para externar sua preocupação com a ocupação dos leitos da cidade. Segundo ele, o temido colapso pode acontecer ainda hoje.

Entre as medidas emergenciais até que se resolva o problema, segundo o prefeito, será usar ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) como leitos provisórios, até que vaguem leitos apropriados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.

“Nós temos 60 ambulâncias do Samu e estamos ampliando para 70. E talvez tenhamos que usar essas ambulâncias, provisoriamente, como se fosse um leito. Estacionando nas áreas externas das UPAs, para ficar com o paciente dentro da ambulância”.

Hoje Salvador tem 117 pacientes aguardando regulação para UTI, sendo que destes, 55 aguardando vaga em UTI. As UPAs também estão lotadas. “Nas próximas horas pode ser que ocorra colapso no sistema. Já pedi ao Governo do Estado que acelere a reabertura do Hospital de Campanha da Fonte Nova, porque a situação é extremamente grave”.

E finalizou lembrando que é preciso que todos se empenhem e colaborem adotando medidas de segurança e proteção, além de isolamento social. “Vamos nos proteger”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos