//

Prefeito Augusto Castro decide reabrir o comércio de Itabuna

O prefeito Augusto Castro (PSD) anunciou várias medidas durante entrevista coletiva

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou na manhã desta terça-feira (02.mar), durante entrevista coletiva com a imprensa no Teatro Candinha Doria, de que reabrirá o comércio nessa quarta-feira (03.mar), desde que o setor cumpra todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

“O funcionamento estará condicionado a várias medidas, dentre elas, a alternância de horário para abertura das lojas, como forma de tentar evitar aglomerações em ônibus e no centro da cidade”, citou o prefeito.

E completou ressaltando que a sua decisão de reabertura foi pautada na análise de que Itabuna vive um momento difícil, “mas o município não pode penalizar o comércio por conta da ação de responsabilidade que é de todos. É preciso muita cautela”, ponderou.

“Parabenizo a todos envolvidos nesta ação, a exemplo da Polícia Civil, Ministério Público, Secretarias do Município, enfim, é o Estado e o Município unidos para tentar diminuir a incidência dessa doença. Nossa política é para tentar reduzir danos, porque a doença já está aí destruindo vidas”, comentou o comandante do 15º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel PM Ferreira.

MEDIDAS
Entre as medidas que fazem parte do pacote de ações elaboradas pela Secretária de Saúde, Lívia Mendes, sanitização das principais ruas do comércio; escalonamento de horário (8h, 8h30min, e 9h) para abertura das lojas em horário diferenciados; pontos fixos e volantes de fiscalização no centro da cidade; e manutenção das testagens nos bairros com maior incidência da doença.

“Também serão estabelecidos novos protocolos para bancos, lotéricas, feiras, mercados, academias, escolinhas de esportes e clubes sociais”, informou a Secretária Lívia Mendes. Também serão mantidas as operações de fiscalização como a blitz da máscara e a operação oxigênio.

Existe também a possibilidade de avaliação de estabelecer lockdown para os bairros com maior incidência da covid-19; reavaliação da dos dados epidemiológicos num prazo de 15 dias. 

Notícias mais lidas

Outros assuntos