A Secretaria de Saúde alerta a população de Itabuna para um levantamento produzido pelo grupo de estudos do setor de epidemiologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo os dados apresentados, a cidade é a 3° da Bahia em número de casos da Covid 19 e de mortes pela doença, conforme levantamento até o dia 03/02.
A situação causa preocupação à secretária Lívia Mendes que recomenda a mobilização de vários setores da sociedade para que a situação não se agrave. E recomendou à população que deve manter o distanciamento social, evitando qualquer tipo de aglomeração e usar cotidianamente máscara e álcool gel.
“Sem isso, corremos sério risco. Por isso que necessitamos da compreensão e ajuda de todos neste esforço. Em algumas cidades do sul do Estado, a situação também preocupa a Secretaria de Saúde da Bahia que aponta a elevação do número de casos para patamar de 83%, vivemos um quadro preocupante”, disse Lívia.
A secretária ainda anunciou a aquisição de 300 testes de antígeno, que dá um resultado mais preciso em caso de contaminação de pessoas como reforço aos testes de PCR já realizados, mas com o objetivo de ter um diagnóstico mais ágil e isolar rapidamente o paciente suspeito. Também estão acontecendo testes rápidos na comunidade e nas empresas que notificam casos suspeitos. A UPA-24 Horas também já conta com aparelho que faz o diagnóstico a partir do antígeno do vírus.