//

Campanha de doação de órgãos 2021 é lançada pela Santa Casa de Itabuna

Leia em: 2 minutos

Com objetivo de ajudar a reduzir o número de pessoas na fila de espera por doação de um órgão, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está promovendo mais uma edição do “Setembro Verde”. As ações para mobilização e incentivo a doação começaram na semana passada e prosseguem até o dia 30 de setembro, com eventos presenciais e pelas redes sociais da SCMI.

A campanha foi iniciada com bate-papo para a sensibilização dos funcionários do Hospital Calixto Midlej Filho, que conheceram um pouco mais sobre o fluxo institucional e os processos sobre a doação de órgãos. “A Santa Casa de Itabuna tem um importante papel no processo de doação de órgãos no interior da Bahia. Por isso, iniciamos a campanha deste ano com os funcionários da instituição”, relata a coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Patrícia Betyar.

A enfermeira explica que a instituição promove, desde a semana passada, ações para orientar e acolher os acompanhantes de pacientes. “Porque são pessoas que podem se tornar multiplicadoras desse grande ato de amor ao próximo. Sabemos que, para muitos que esperam na fila, a doação de um órgão ou tecido é a única chance de recomeço. Quanto mais pessoas se declaram doador, mais vida são salvas. Por isso o nosso tema 2021 é Todos Pela Vida”, afirma.

Ainda como parte da campanha Setembro Verde, a SCMI participou, na semana passada, do VII Encontro de OPO e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Bahia. O evento foi realizado no auditório Central da Escola Pública Professor Jorge Novaes, em Salvador, na 5ª feira (26.agosto).

A programação para sensibilizar, incentivar a adesão ao ato nobre que, diariamente, ajuda a melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas, eliminar mitos e esclarecer a população sobre todo o processo de doação, segue com palestras, live pelo Instagram da SCMI, identidade visual (sinalização especial na rua Antônio Muniz) da campanha “Setembro Verde”, divulgação de ações nos meios de comunicação interna e nas redes sociais.

FILA DE ESPERA
De acordo com o Registro Geral da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no início do ano havia cerca de 2 mil pessoas esperando na fila de doação de órgãos na Bahia. Do total, 1.049 aguardavam o transplante de rins. Outros 893 pacientes esperavam por córneas e 22 por fígado.

Um Levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) indica que o número de doadores de órgão caiu 26% no Brasil neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Os procedimentos mais afetados foram os de pulmão (62%), rim (34%), coração 34% e fígado (28%).

Notícias mais lidas

Outros assuntos