//

ALERTA❗ Itabuna registrou dois casos de Hanseníase no mês de janeiro

Diagnóstico e tratamento podem ser realizados nas unidades de saúde do município

Leia em: < 1 minuto

Até a próxima 6ª feira (3.fevereiro), os funcionários das Unidades Básicas e de Saúde da Família do município de Itabuna vão desenvolver ações para esclarecer a população sobre os sintomas, transmissão e tratamento da Hanseníase. No mês de janeiro, foram identificados dois casos da doença que causa lesões na pele e danos aos nervos.

Já no ano passado, de janeiro a dezembro, foram diagnosticados 36 casos da doença em toda a cidade. Em 2021, foram 18. De acordo com a coordenadoria do programa de Hanseníase, os casos aumentaram de um ano para o outro porque as pessoas estavam mais preocupadas com a Covid-19.

Tanto o diagnóstico como o tratamento da enfermidade podem ser realizados nas unidades de saúde dos bairros. Ainda segundo a coordenadoria, 90% dos pacientes que iniciaram o tratamento em 2022 são portadores das formas multibacilares da Hanseníase, ou seja, podem transmitir a doença.

A doença é infecciosa e crônica, mas tem cura se o paciente fizer o tratamento correto que dura entre 6 e 12 meses. O importante é estar atento aos sinais, como manchas claras ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, dormência, sensação de formigamento, caroços, placas, dores nos nervos e até inchaço nas orelhas.

Notícias mais lidas

Outros assuntos