//

ALERTA❗ Secretaria de Saúde da Bahia emite alerta sobre aumento dos casos de catapora

Até o dia 12 de agosto, foram notificados 443 casos de catapora na Bahia

Leia em: < 1 minuto

Diante do aumento de casos de catapora nas unidades escolares de alguns municípios da Bahia, a secretaria estadual de Saúde emitiu um alerta para as medidas que devem ser tomadas para prevenir e controlar a doença. O documento aponta que a rede de saúde deve fazer notificação imediata de casos suspeitos de varicela às autoridades sanitárias.

Dentre as medidas que devem ser adotadas, estão a permanência no domicílio até que as lesões evoluam para crosta, bloqueio vacinal que deve abranger os contatos de casos suspeitos ou confirmados de varicela em creches, escolas, ambientes hospitalares e comunidades indígenas, intensificação da vacinação de rotina e monitoramento do aparecimento de casos novos.

De acordo com o alerta, não há indicação de suspensão de atividades escolares, mas devem ser adotadas medidas específicas para as crianças que tenham tido contato com casos suspeitos e confirmados.

Até o dia 12 de agosto deste ano, foram notificados 443 casos de catapora, com coeficiente de incidência de 3,0 casos/100.000 habitantes no estado da Bahia. O maior coeficiente de incidência foi entre crianças menores de 1 ano de idade (16,19 casos/100.000 hab), seguido da faixa de 1 a 4 anos (8,69 casos/100.000 hab.).

📷 Foto de Paula Fróes

Notícias mais lidas

Outros assuntos