//

Privatizar a Embasa é um “atentado” do governador Rui Costa (PT) afirma deputado Hilton Coelho (PSOL)

"O papel social do Estado é garantir serviços públicos essenciais à população e não pode ser secundarizado”, disse o deputado Hilton Coelho (PSOL)

Leia em: < 1 minuto

Na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o governador Rui Costa (PT) reafirmou seu compromisso com a privatização da água na Bahia.

Para o deputado Hilton Coelho, “a proposta de abertura de capital da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) atenta contra os interesses da maioria da população, e a justificativa para privatização não corresponde à verdade”, afirma o deputado Hilton Coelho (PSOL).

E diz que não é a primeira iniciativa contra os interesses da população e em defesa da privatização. “Rui Costa, em 2016, criou a Bahiainvest, empresa de economia mista com finalidade de articulação com empresas privadas, que previa subtrair 25% das ações da Embasa para composição acionária da nova subsidiária do Estado. A resistência da sociedade, em especial dos trabalhadores da Embasa, barrou a ação nefasta do governo estadual”, lembra.

E finalizou parabenizando a postura e ação do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), que imediatamente se colocaram contra a proposta governamental. “A proposta do governador Rui Costa em cogitar qualquer tipo de mercantilização da água é condenada pela história. O papel social do Estado é garantir serviços públicos essenciais à população e não pode ser secundarizado”, conclui Hilton Coelho.

Notícias mais lidas

Outros assuntos