POLÍTICA❗ Deputado Adolfo Menezes é reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Adolfo Menezes obteve 61 dos 63 votos disponíveis na Casa

Leia em: < 1 minuto

Com mais de 96% dos votos válidos, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito para o terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O político recebeu 61 votos dos 63 possíveis entre os parlamentares da Casa, enquanto Hilton Coelho (PSOL) obteve apenas um voto e Matheus Ferreira (MDB) não compareceu à votação.

Os eleitos para a Mesa Diretora são os deputados e deputadas Ivana Bastos (PSD) para a 1ª vice-presidência; deputado Marquinho Viana (PV) para 2º vice-presidente; deputado Hassan (PP) para 3º vice-presidente; deputado Laerte do Vando (Podemos) para 4º vice-presidente; deputado Samuel Júnior (Republicanos) como 1º secretário; deputada Kátia Oliveira (União) como 2ª secretária; deputado Vitor Azevedo (PL) para 3º secretário e Fabrício Falcão (PCdoB) para 4º secretário.

PERFIL

Por duas ocasiões governador em exercício da Bahia, o deputado Adolfo Menezes, de 64 anos, casado e pai de dois filhos, é oriundo de uma tradicional família de Campo Formoso. O pai, Pedro Gonzaga, e sua irmã Rose Menezes, foram prefeitos da cidade e ele próprio foi eleito prefeito em 2012.

Antes de ingressar na Assembleia Legislativa, ocupou cargos na administração estadual, iniciando a trajetória na área parlamentar com dois mandatos consecutivos em sua terra natal entre 1993 e 2000. Contribuiu ativamente para a eleição do irmão, Herculano Menezes, que veio a falecer quando disputava a reeleição.

Na ALBA, Menezes chegou pela primeira vez em 2007, sendo reeleito sucessivamente. Atualmente, cumpre o quinto mandato, tendo sido reconduzido para o período 2023/2027 com 107.747 votos – 1,36% dos válidos.

📷 Sandra Travassos – Vaner Casaes/ALBA

Notícias mais lidas

Outros assuntos