//

LUTO❗ Morre Fernando Gomes, ex-prefeito de Itabuna por 5 mandatos

Fernando Gomes morreu em Salvador aos 83 anos

Leia em: 3 minutos

Fernando também foi deputado federal e, após deixar a vida pública, estava se dedicando à agropecuária, que sempre foi sua grande paixão. Em entrevista recente ao Pauta Blog, declarou: 💙 “Eu amo mais Itabuna do que a mim mesmo”.

Morreu neste domingo (24.julho), aos 83 anos de idade, o ex-prefeito de Itabuna por 5 mandatos e ex-deputado federal, Fernando Gomes de Oliveira. O político e agropecuarista estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a semana passada, após contrair uma bactéria no fígado, mas, infelizmente, o quadro de saúde se agravou e ele não resistiu.

Fernando Gomes governou Itabuna por 5 vezes e foi deputado federal pela Bahia em 3 ocasiões. No final do último mandato como prefeito, tentou ser reeleito nas eleições de 2020, mas teve apenas 15,35% dos votos válidos e ficou em 3º lugar. Na ocasião, chegou a declarar que estava aliviado com a derrota porque queria deixar a vida pública.

Considerado polêmico pelas declarações sempre autênticas, o político não tinha “papas na língua” e, talvez por isso, a população o respeitasse e se identificasse tanto com o homem de hábitos simples. Com ele, não tinha meio termo nem espaço para puxa-saquismo! No Centro Administrativo Firmino Alves, mandava e desmandava, afinal, segundo o próprio, “quem governa é o prefeito e não os secretários”.

Ao longo das gestões, fez alianças em prol do município, mas isso custou, também, inimizades que, segundo ele, faziam parte da política. O forte de Fernando sempre foi o povo! É por isso que deixou uma legião de eleitores apaixonados, desde as pessoas mais humildes até empresários de vários segmentos na região. Era o estilo carismático de Fernando Gomes governar, fazer e acontecer.

O ex-prefeito foi responsável pela viabilização de grandes obras em Itabuna, a exemplo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Maternidade Ester Gomes, Vila Olímpica, Teatro Municipal Candinha Doria, Usina Asfáltica, além da construção de 57 escolas municipais e 3 viadutos.

Apaixonado pela cidade, era visível o entusiasmo quando falava sobre Itabuna: 📌 “Eu gosto mais de Itabuna do que de mim próprio. Quando eu viajo e passo 8 dias fora, eu começo a ficar nervoso lá fora e me sinto mal. Quando eu chego na entrada de Itabuna, eu me transformo. Eu amo mais Itabuna do que a mim mesmo”.

Mesmo exercendo cargos públicos, nunca deixou de se dedicar à agropecuária, sua grande paixão. Ele chegou a dizer que, se não tivesse entrado na política, seria um homem rico, mas não se importava com isso: 📌 “Dinheiro é para eu comer e ajudar minha família. Eu não tenho ilusão por dinheiro. (…) Daqui eu não vou levar nada, ninguém leva nada”.

Fernando deixa a esposa e ex-secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, com quem tem duas filhas. Além disso, deixa outros quatro filhos, duas mulheres e dois homens, frutos do primeiro casamento, e netos.

O político deixa, também, todo itabunense se sentindo um pouco órfão. Dos mais velhos aos mais novos, não há quem tenha nascido em terras grapiúnas e desconheça o nome dele. O ex-prefeito protagonizou vários embates com adversários, entrou na casa de muitas famílias para tomar um cafezinho, subiu e desceu ruas abraçando e dialogando com o povo. É inquestionável que, nos dias atuais, ninguém faz política como ele fez. Com simplicidade, sinceridade e, justamente por falar o que vinha à cabeça, foi crucificado, mas nunca deixou de fazer jus ao estilo de sempre.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos do político, pai e ser humano que se foi. O legado de Fernando Gomes é eterno! Deus conforte os corações de todos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos