A política do sul da Bahia perdeu nesta quinta-feira (25.junho.26) uma de suas vozes mais influentes. Morreu, aos 88 anos, o advogado, professor, comunicador, ex-vereador e ex-deputado federal Raymundo Veloso. Ele faleceu em casa, ao lado da família, encerrando uma trajetória de décadas dedicadas à vida pública e ao debate político regional.
Natural do município de Uruçuca, Veloso teve uma longa trajetória na política e na advocacia. Foi vereador de Ilhéus por três mandatos (pelo PDT, de 1989 a 1992; pelo PFL, de 1993 a 1996; e pelo PDT, de 2005 a 2007), presidiu a Câmara Municipal em seu terceiro mandato. Também exerceu o mandato de deputado federal entre 2007 e 2011, em Brasília.
Entre os principais legados de sua passagem pela vida pública está a articulação para a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus, iniciativa considerada decisiva para a expansão da educação técnica no sul do estado. Ao longo da carreira, também se destacou pela defesa de projetos voltados ao desenvolvimento econômico.
Raymundo Veloso deixa esposa, filhas e netos, além de um legado de dedicação ao serviço público e de defesa das causas do sul da Bahia. ![]()













