//

Itabuna vai intensificar até 31 de março a vacinação tríplice viral

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, vai intensificar a vacinação da tríplice viral nas Unidades Básicas e de Saúde da Família no período de 21 de fevereiro a 31 de março. A medida segue orientação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia com o objetivo de vacinar pessoas que ainda não se imunizaram contra essas doenças.

Em 2018, o vírus do sarampo foi reintroduzido no Brasil, registrando 9.325 casos confirmados da doença. Naquele ano, o sarampo também foi reintroduzido na Bahia, registrando casos no município de Ilhéus, no sul do Estado.

Nos anos de 2019, 2020 e 2021 também foram registrados casos confirmados da transmissão ativa da doença em todas as faixas etárias, sendo a incidência maior em crianças menores de cinco anos.

A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, afirma que atualmente, não há registros de novos casos em Itabuna. Entretanto, reitera que “existe o alerta para imunização daquelas pessoas que não completaram o esquema vacinal de rotina com a tríplice viral: Sarampo, Rubéola e Caxumba”, disse.

Crianças de um ano recebem a 1ª dose da tríplice viral e a segunda dose, ao completar 1 ano e 3 meses. Já adultos não vacinados, com idade até 29 anos e profissionais de saúde não vacinados recebem 2 doses da vacina com intervalo de 30 dias. Por fim, pessoas não vacinadas de 30 a 59 anos recebem a 1ª dose da vacina.

A vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes, crianças menores de seis meses de idade e pessoas com sinais e sintomas de sarampo e rubéola. A documentação necessária é documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Notícias mais lidas

Outros assuntos