Um levantamento publicado na revista IstoÉ aponta que o município de Ilhéus está entre os 15 de médio porte com melhores indicadores econômicos, segundo o Anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2022”. A cidade ocupa a 13ª colocação no ranking de indicadores econômicos voltados aos investimentos e à criação de postos de trabalho com carteira assinada.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mesmo com a pandemia, o município manteve a linha de crescimento, registrando de 2020 até os primeiros dois meses deste ano, um saldo positivo de 1.667 vagas com carteira assinada. Além disso, 700 novas empresas foram constituídas e registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).
A pesquisa considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros e tem como finalidade classificar e mapear o nível de desenvolvimento das cidades nos indicadores Sociais, Fiscais, Econômicos e Digitais.
Itabuna é vizinha a Ilhéus, mas, infelizmente, não aparece ao lado do município com essa notícia boa. Apesar da proximidade física, parece que existe um abismo entre os dois municípios. Qual será a receita de sucesso que Itabuna ainda não conseguiu copiar?