//

Hospital de Base de Itabuna emite nota de esclarecimento sobre falta de medicamentos e insumos

Brasil enfrenta desabastecimento de medicamentos e insumos, mas HBLEM afirma que tem trabalhado para minimizar crise

Leia em: < 1 minuto

A Diretoria Executiva do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, emitiu uma nota para esclarecer a população sobre a falta de medicamentos básicos e insumos na unidade. De acordo com o hospital, todo o país está passando por uma fase de desabastecimento de medicamentos desde o final do ano passado e essa situação tem gerado alguns transtornos.

Fatores como a pandemia da Covid-19, além da guerra entre Ucrânia e Rússia, contribuem diretamente para o prejuízo no envio de alguns itens para o Brasil. Diante dessa situação, instituições hospitalares, clínicas e fabricantes de medicamentos têm sofrido esse impacto direto com a falta de insumos e embalagens utilizadas para o envase de medicamentos.

Ainda segundo a diretoria do HBLEM, as compras de medicamentos são feitas por meio de processo licitatório e, por isso, existe um processo mais demorado. Algumas empresas não estão realizando a entrega dos medicamentos dentro do prazo estabelecido e a unidade tem buscado outros fornecedores que tenham feito estoque para a oferta de vendas emergenciais.

A nota diz, ainda, que o hospital está trabalhando de forma inteligente para receber os itens essenciais por meio de uma programação adequada com o objetivo de atender a demanda diária e está buscando substituir medicamentos que estão em falta no mercado por outros com a mesma finalidade.

Notícias mais lidas

Outros assuntos