//

Guaratinga: Órgãos ambientais investigam possível contaminação por agrotóxicos no Rio dos Frades

Amostras foram coletadas e resultado vai sair em 30 dias; enquanto isso, não é recomendado consumir água do rio

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (12.julho), servidores das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, além de fiscais da Vigilância Sanitária de Guaratinga, no extremo sul baiano, acompanharam os agentes da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), do Inema (Instituto do Meio Ambientes e Recursos Hídricos) e da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) em uma vistoria no Rio dos Frades. A visita do grupo aconteceu porque existe a suspeita de que o rio tenha sido contaminado por agrotóxicos.

No local, amostras foram coletadas e o resultado do laudo deve ser divulgado nos próximos trinta dias. Durante esse período, não é recomendável o consumo e a utilização da água do rio, desde a localidade dos Floripes até a sede do município.

Por meio de um comunicado, a secretaria de Saúde de Guaratinga está alertando a população que, quem teve contato com a água na última semana e apresentar sintomas como diarreia, coceira e irritabilidade da pele, deve procurar a unidade de saúde o mais rápido possível. A secretaria reafirmou que a água distribuída pela Embasa ao município está sendo captada em poços artesianos e não oferece riscos à saúde.

Notícias mais lidas

Outros assuntos