Domingo (13.novembro), quase 3,4 milhões de candidatos vão realizar a primeira etapa de provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, em cerca de 1,7 mil municípios brasileiros. Nessa fase, os interessados vão ter 5 horas e maia para responder as questões das provas de linguagens, ciências humanas e escrever uma redação.
Para quem se inscreveu na prova e está infectado com o coronavírus ou outra doença infectocontagiosa, a orientação é que não compareça ao local de prova e, posteriormente, solicite a reaplicação das provas por meio da Página do Participante. Essa reaplicação está prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de janeiro do próximo ano.
Além disso, é obrigatória a utilização de máscaras de proteção facial contra a Covid-19 nos locais de prova, exceto em estados e municípios onde o uso já esteja liberado por decreto ou ato administrativo. Neste ano, o distanciamento entre os candidatos vai ser mantido nas salas de provas para garantir a proteção contra a doença.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 70 mil profissionais de órgãos federais e estaduais vão atuar para garantir a segurança da aplicação do Enem. Policiais, bombeiros, agentes de trânsito e socorristas vão monitorar possíveis ocorrências e marcar presença em gráficas na escolta de malotes, na distribuição e no armazenamento das provas.
Boa sorte a todos os candidatos!