//

Educação: secretário Júnior Brandão adota novo conceito com a construção de escolas sustentáveis

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal da Educação, passou a adotar o conceito de escolas sustentáveis na construção de novas unidades escolares na Rede Pública Municipal de Ensino.

Segue o conceito de sustentabilidade da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ONU, que diz: “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender à necessidade das futuras gerações”.

Neste sentido, um projeto-piloto começou a ser executado com a reconstrução e requalificação da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Bairro Califórnia. Segundo o secretário municipal da Educação, Júnior Brandão, serão implantadas modernas tecnologias de conceito sustentável.

Dentre as tecnologias, o reaproveitamento da água de chuva, instalação de painéis fotovoltaicos para utilização de energia renovável e geração própria injetando o excedente na rede de distribuição da concessionária e redução da conta de consumo, coleta seletiva e uso de telhas isotérmicas.

“A requalificação da Escola Marechal Castelo Branco servirá de modelo para as futuras intervenções e ou construção de novas unidades escolares na Rede Municipal, inclusive incentivando a comunidade escolar à conservação ambiental”, diz Júnior Brandão.

Responsável pela concepção do projeto, a engenheira Amanda Alves ao detalhar a requalificação, frisou que o sistema hidráulico da escola passará por uma revisão geral, sendo obrigatória a implantação do reaproveitamento de água de chuva para as bacias sanitárias e torneiras de jardim, além da captação para reservatórios apropriados.

“Todo paisagismo existente será requalificado, acrescentada uma área na entrada escolar e uma outra, com gramado sintético para recreação dos alunos”, pontuou.

Amanda disse ainda que para o abastecimento de água na unidade escolar será construído um reservatório com capacidade para armazenar 10 mil litros, sendo 5 mil litros de água potável e 5 mil litros para captação de água da chuva.

“Toda a área interna da escola receberá forro de gesso acartonado e revestimento cerâmico no piso e paredes até 1,20 metros. Na parte externa, o revestimento cerâmico será total, ou seja, piso e paredes”, explicou.

Notícias mais lidas

Outros assuntos