No mês em que se comemora o Dia Nacional do Café, Salvador vai sediar a I Feira Baiana de Cafés Especiais. O evento, que tem entrada gratuita, ocorrerá no dia 20 de maio, a partir das 13h, no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.
As inscrições para participar com stands, oferecer apoio ou patrocínio vão até a próxima sexta-feira (12.maio). O evento vai oferecer ciclos de palestras, feira de produtores, torrefadores e fornecedores do cenário de cafés especiais.
Para quem for à feira e estiver a fim de viver uma experiência diferente, pode se inscrever no Torneio de Latte Art, inédito em Salvador. O Latte Art é uma técnica muito utilizada pelos baristas, que consiste em criar desenhos sobre o café com leite vaporizado. Não precisa ser um barista super experiente para participar, basta ter experiência com a máquina de espresso e vaporização do leite.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por suprir cerca de 40% da demanda internacional e ocupar o lugar de 2º maior consumidor de café do planeta. Já a Bahia, que está entre os quatro maiores produtores do país, tem a previsão de atingir um crescimento de 0,6%, com a produção de 3,6 milhões de sacas beneficiadas de café na safra de 2023. Já na produção de cafés especiais no estado, a Chapada Diamantina tem sido destaque.
Confira a programação da feira:
13h – Abertura com música e discotecagem de vinil
14h – Uma conversa sobre Café com Afeto
15h – Roda de conversa entre Produtores de Café
16h – Roda de conversa sobre Torra
17h – Roda de conversa sobre Educação em Cafés Especiais
18h30 – Happy hour – Bar – Drinks com Café