CRESCIMENTO❗ Exportações baianas cresceram 4,5% em outubro

Crescimento das exportações baianas foi impulsionado pelos preços, que subiram 6,5%

Leia em: < 1 minuto

As exportações baianas cresceram 4,5% no mês de outubro na comparação com o mesmo período de 2023, atingindo US$ 1,14 bilhão, o maior valor para o mês em toda a série histórica. Nacionalmente, as vendas externas recuaram 0,74%.

O crescimento das exportações baianas foi impulsionado pelos preços, que subiram 6,5%, já que o volume embarcado caiu 1,8% no mês passado. Entre os destaques dos produtos que tiveram aumento nos preços médios no comparativo interanual, estão celulose, ouro, minerais, derivados de cacau e café.

As exportações para China, principal destino dos produtos baianos, aumentaram 8,7% em outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já as vendas totais para a Ásia subiram apenas 0,38%. Na mesma base de comparação, as vendas para a América do Norte subiram 50,7%, puxado pelo aumento das vendas para os EUA, que cresceram 39,4%. Para a América do Sul, as vendas caíram 27,4% e, para a União Europeia, as vendas subiram 25,6%, com destaque para a Espanha, com um aumento de 536,2%.

Reflexo da economia mais aquecida, as importações vêm crescendo desde março deste ano. A tendência ficou mais clara desde o segundo trimestre, a despeito da maior depreciação do real frente ao dólar no decorrer do segundo semestre na comparação com a primeira metade do ano. As importações baianas, em outubro, totalizaram US$ 955,5 milhões, com alta de 39,6% ante o mesmo mês do ano passado.

Notícias mais lidas

Outros assuntos