//

Cooperast promove atividades para agricultores familiares de Una

A função da Cooperast é ajudar a desburocratizar o processo de criação das DAP’s para que todos os agricultores tenham acesso

Leia em: 2 minutos

Uma parceria entre a Cooperast (Cooperativa de Desenvolvimento Territorial) com o Governo da Bahia, através da SDR/BahiaTer, possibilitou a prestação de serviços de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) destinadas a estruturação produtiva, e articulação de políticas públicas para promoção da sustentabilidade das Unidades Produtivas (UPF) no município.

Para iniciar as atividades, foi criado um Planejamento Comunitário que tem como objetivo a construção de um calendário de ações a serem realizadas pelos técnicos da Cooperast, ao longo do projeto em parceria com o governo do Estado da Bahia.

Nessa ocasião, o representante da Cooperast em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – BahiaTer, fez a entrega de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que é o documento de identificação da agricultura familiar, que pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física), quanto por empreendimentos familiares rurais como associações, cooperativas, agroindústrias .

A Cooperast, já ciente do sucesso desse trabalho em conjunto com a Associação do Sétimo Dia, Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Una, e com a BahiaTer, tem como meta multiplicar este evento para as demais regiões do Território Litoral Sul onde atua.

A Raimunda do Carmo, técnica da Cooperast ressalta a satisfação de estar mediando essa atividade, pois é de suma importância que o agricultor tenha essas orientações, assim como também será muito importante para o projeto participação e contribuições de todos.

O presidente Marcello Layandys, salienta também que a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Assim como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural, e da renda da família.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos