Já está quase tudo pronto para a grande inauguração do Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A área de 6 hectares, localizada na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na BR-415, entre as cidades de Itabuna e Ilhéus, vai ser aberta no próximo dia 6, às 14h. Na solenidade de inauguração, vão estar presentes autoridades municipais, estaduais e federais, além do ministro da Educação, Victor Godoy.
As obras do Núcleo Pedagógico e dos demais elementos da infraestrutura do Campus Jorge Amado foram licitadas nos anos de 2015 e 2017. O edifício do Núcleo Pedagógico, por exemplo, que vai concentrar salas de aula e laboratórios, possui 6 mil m² de área e, ao todo, o investimento na infraestrutura chegou a R$ 61 milhões.
As edificações contam com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. Outras técnicas empregadas são o pavimento permeável, a segregação das águas residuárias, o tratamento de esgoto biológico, o aproveitamento de águas cinzas (qualquer água residual não-industrial originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho), amarelas (originadas do uso de vaso sanitário e mictórios) e de água da chuva. Os edifícios também estão dotados de painéis fotovoltaicos instalados nos terraços para geração de energia elétrica e de paisagismo com plantas da Mata Atlântica do sul da Bahia.