Puxa o fole sanfoneiro! O mês de junho é tradicionalmente uma época de festejos juninos para os nordestinos.
Com a pandemia, e sem poder rastapé, os times da região trataram de achar uma solução e colocaram os adversários para dançar um forró do bão. Pela primeira vez na história, três equipes baianas vão disputar as oitavas de finais da Copa do Brasil de futebol: Bahia, Juazeirense e Vitória. Mais que isso, Fortaleza (CE); ABC (RN) e CRB completam lista de representantes da região entre os 16 melhores da competição.
O recorde era de cinco nas oitavas, fato que ocorreu em 1992 e 2009. As equipes esperam agora a definição dos confrontos que serão conhecidos após sorteio que será realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda sem data divulgada.
A Bahia já teve outro representante do interior nesta fase da Copa do Brasil. Em 1991, o Fluminense de Feira avançou às oitavas, mas foi derrotado e eliminado pelo Grêmio (RS). Bahia e Vitória seguem empatados como clubes do Nordeste com mais aparições nesta fase.
As classificações dos times nordestinos vieram na mesma semana em que receberam o discurso xenofóbico de um radialista paulista, o “futebol lixo”. Comentário que repercutiu nas redes sociais fazendo com que o Bahia e o Ceará se posicionassem em suas mídias sociais. Na contramão do que disse o radialista, a região deu a resposta dentro do campo.
Além de eliminar times que até então eram favoritos ao título, como o Internacional (RS), Cruzeiro (MG), maior campeão do torneio, e Palmeiras (SP), atual campeão da Copa do Brasil, cada uma das equipes que avançaram levaram cifras que giram em torno de R$2,7 milhões para os cofres dos clubes como premiação oferecida pela CBF.
É o caso do Juazeirense. Até o momento, o Cancão de Fogo já embolsou mais de R$ 5,5 milhões por ter alcançado a quarta fase, ao eliminar Sport (PE), Volta Redonda (RJ) e Cruzeiro (MG).
Investimentos dentro e fora de campo já começam a surtir efeitos positivos para algumas equipes do interiror baiano. O Atlético de Alagoinhas conquistou o título baiano deste ano; Jacuipense disputa o Brasileirão da série C. O Bahia de Feira, campeão baiano em 2011, segue investindo na estrutura física. Hoje, é a única equipe do estado com um estádio próprio. O time de Feira de Santana se junta ao Juazeirense e Atlético de Alagoinhas na disputa da série D.