Técnica de enriquecimento ambiental é aplicada na Matinha

Na ilha do macaco-prego, foi aplicada a técnica de enriquecimento físico através do uso de cordas, sisal, troncos e brinquedos, despertando a curiosidade e estímulo às brincadeiras, escaladas e socialização

Leia em: < 1 minuto

Os zoológicos modernos possuem funções que vão além da mera exposição de animais. Eles servem para pesquisa, preservação e para que os visitantes criem vínculos que tragam respeito à fauna e à natureza de um modo geral.

No entanto, é preciso, acima de tudo, cuidar do bem-estar dos animais em cativeiro, proporcionando a eles condições próximas das observadas na natureza, evitando assim, movimentos esteriotipados, automutilação e quadros depressivos. Esse é o principal objetivo do Enriquecimento Ambiental.

No Parque da Matinha, a equipe tem buscado técnicas e materiais baseados no conhecimento do comportamento específico de cada espécie para realizar o enriquecimento ambiental seja físico, alimentar, sensorial, social, ocupacional ou de interação homem-animal.

A técnica de enriquecimento ambiental será aplicada em todos os recintos do Parque, fazendo parte da rotina de trabalho dos técnicos (Veterinários e Tratadores) para maior cuidado com o bem-estar dos animais.

Notícias mais lidas

Outros assuntos