Itarantim inicia processo de coleta seletiva de materiais recicláveis

O projeto é inédito em Itarantim, mas vem ganhando força e novos parceiros

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itarantim visando o reaproveitamento dos resíduos sólidos recicláveis produzidos no município, começou a apoiar a iniciativa de catadores locais com objetivo de coletar os materiais recicláveis descartados no aterro local.

A ação consiste na coleta de matérias recicláveis: plástico, papel, papelão, garrafas pet, latinhas de alumínio e demais materiais que levariam anos para se decomporem na natureza e que podem ser reaproveitados.

Numa parceria com a Cooperativa de Catadores Itairó, município próximo de Itapetinga, os catadores locais coletaram cerca de duas toneladas de materiais recicláveis nas últimas duas semanas. Os materiais coletados serão reinseridos na cadeia produtiva da reciclagem, gerando matéria prima preciosa para as indústrias recicladoras.

Além do benefício ambiental e comercial, esta ação proporcionou neste curto espaço de tempo, a geração de uma renda média de R$ 400,00 para cada uma das três famílias de catadores envolvidas na ação nesse quinze dias.

Apesar de ter iniciado a pouco tempo, os resultados já são evidenciados de forma muito clara: benefícios ao meio ambiente, à sociedade de Itarantim e principalmente aos catadores e suas famílias.

Inicialmente estão sendo coletados os materiais que já foram descartados no aterro, contudo, é possível que o projeto possa avançar para um programa de coleta seletiva porta a porta envolvendo toda comunidade itarantiense, dando a destinação final ambientalmente adequada aos resíduos e abrindo um grande espaço para geração de trabalho e renda para várias famílias em situação de vulnerabilidade social.

Notícias mais lidas

Outros assuntos