Conselho de Saúde de Itabuna pede esclarecimentos sobre denúncia com as vacinas da Covid-19

O prefeito Augusto Castro (PSD) negou as acusações

Leia em: < 1 minuto

O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna pediu esclarecimentos sobre uma denúncia de que prefeito Augusto Castro (PSD) e parentes dele teriam se vacinado contra a Covid-19, sem pertencerem ao grupo prioritário da primeira fase de vacinação.

Em nota enviada a imprensa o prefeito negou as acusações e disse que a prefeitura só vacinou os profissionais de saúde que trabalharam diretamente no enfrentamento ao novo Coronavírus e idosos.

“O Conselho Municipal de Saúde encara obviamente como uma suposição, não há provas, entretanto, cabe ao Conselho pedir informações “, explicou o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Silva.

No documento encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há relatos de denúncias sobre a aplicação em servidores da saúde, que exercem cargos administrativos, em funcionários que não trabalham na linha de enfrentamento a Covid-19.

O relatório cita ainda a falta de imunização de médicos e técnicos da atenção básica, maqueiros e motoristas de ambulâncias, além do idosos acima de 75 anos de idade, que estão sem previsão de serem vacinados.

O Conselho Municipal de Saúde pediu a secretaria um mapa geral das vacinas já aplicadas e o cronograma para próximas doses. A ideia é entender o plano de imunização e questionar o motivo de alguns profissionais que trabalham na linha de frente ainda não terem data para receber a vacina contra a Covid-19.

A secretária de saúde, Lívia Mendes, explicou que “esse processo de imunização é muito transparente. Os dados são alimentados no sistema e qualquer pessoa pode ter acesso aos dados e ver quem realmente foi imunizado”, disse a secretária.

Até esta terça-feira, 3.174 pessoas foram imunizadas na cidade, cerca de 75,04% do grupo prioritário. Dessas 2.940 são profissionais de saúde e 234 idosos que vivem em abrigos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos